Quais são as formas de contratação para um Plano de Saúde?

Quinta, 14 de março de 2024


Plano de Saúde tem um sido um tema muito relevante nos últimos anos pós pandemia. Após um reajuste negativo histórico em 2021 que foi de menos 8,9%, os reajustes dos anos seguintes pegaram muita gente de surpresa.

Tal aumento nos reajustes já era esperado por especialistas da área, mas acredito que após a divulgação de um prejuízo de 11,3 bilhões no balanço de Abril de 2023 (referente ao ano de 2022), pegou até o mais otimista dos especialistas e consumidores de surpresa.

Mas para nos aprofundarmos nesse tema que vem sido uma das maiores dores de cabeça para os consumidores, precisamos entender parte por parte do assunto, por isso faremos uma sequência de artigos sobre Planos de Saúde. Nesse artigo, iremos falar sobre as formas de contratação dos Plano de Saúde.

Basicamente existem 3 formas de contratação: Individual/familiar, individual por adesão e empresarial.

Individual/Familiar: se dá quando a contratação é feita por uma pessoa física, se o plano incluir dependentes ele se torna automaticamente um plano familiar. Geralmente esses planos estão disponíveis em operadoras com atendimentos regionalizados por cidades e municípios, não havendo coberturas em outros estados.

Individual por adesão: esse tipo de contratação é destinado para pessoas com formações superiores da mesma área de atuação ou que são ligados a uma entidade que os representa junto a administradora de benefícios, como por exemplo Corpore, QualiCorp, Nunes e Grossi e outras. Esses planos também podem ser chamados de Coletivos por Adesão.

Empresarias: geralmente tende a ser a forma de contratação mais barata do mercado, um plano onde a empresa é o contratante do Plano Coletivo e seus funcionários, diretores e dependentes podem usufruir do serviço. Hoje em dia é a forma de contratação mais procurada pelos consumidores, haja visto que algumas operadoras oferecem planos com contratação mínima de 1 vida.

Escolher uma das formas da contratação nem sempre é tão simples quanto, por isso procure sempre um especialista no assunto para orientar sobre todas as condições de cada tipo de contratação. Acompanhe nosso Blog ficar por dentro dos próximos assuntos como: reajustes, carência, coparticipação e muito mais.

voltar

Newsletter receba novidades

Ao acessar o nosso site você aceita e concorda com nossa política de privacidade.