O que é quando solicitar a Cobertura de Extensão de Perímetro para seu automóvel?

Você sabia que seu seguro de automóvel possui um limite geográfico de cobertura? Pois é, estar atento a essas condições de contratação pode fazer toda a diferença quando você realmente precisar acionar o seu seguro.

Quinta, 07 de março de 2024


Mas afinal, qual o limite geográfico da minha apólice e quando solicitar uma extensão de perímetro?

Via de regra, os seguros mais tradicionais de automóveis são amparados com cobertura a nível território nacional. Porém existem seguros onde a contratação de perímetro é a nível Mercosul, ou seja, há assistência para os países Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil).

Vale lembrar que, a Venezuela aderiu ao Bloco Mercosul em 2012, mas está suspensa desde 2016 por descumprimento de Protocolo de Adesão. A mesma exclusão de cobertura vale para a Bolívia, pois seu status como associado ao bloco está em processo de adesão.

Para países que não integram o Mercosul a contratação se torna bem mais complicada. Para países como Peru e Bolívia essa contratação se torna praticamente impossível. O único país fora do Mercosul que é aceito para esse tipo de contratação é o Chile.

Por isso é muito importante verificar sua apólice e alinhar corretamente sua cobertura com os países que pretende viajar com seu veículo.

A dificuldade na ampliação das coberturas nestes tipos de situação se da pela dificuldade de negociação e acordos de cooperação com empresas seguradoras que atuam nestes países. Como esse tipo de negociação envolve diversos pontos técnicos e padronizações operacionais (desde precificação até atendimento de legislações dos países), o investimento nesta demanda acaba se tornando inviável, devido também, a baixa procura para este tipo de serviços nesses países.

Quando o assunto é Atendimento em Território Estrangeiro, também precisamos nos atentar e ficar cientes de alguns pontos: se no Brasil o atendimento por parte de algumas seguradoras já é demorado mesmo a solicitação sendo na região de contratação do seguro, por vezes tendo que esperar por mais de 1 hora um guincho ou assistência mecânica, ao sair do País não é diferente. A chegada da assistência fora do território nacional pode – e por vezes será – algo demorado e que exigirá paciência por parte do solicitante. Lembrando que tais assistências demandam diversas regulamentações o que torna ainda mais moroso o processo de atendimento.

Porém, como sempre dizemos em nossos artigos, ter um profissional capacitado para te orientar e prestar o correto atendimento nestas situações, fará total diferença nesses casos. E mais uma dica é estar ciente e programar com cautela esses tipos de aventuras que podem contar com imprevistos no meio do caminho.

voltar

Newsletter receba novidades

Ao acessar o nosso site você aceita e concorda com nossa política de privacidade.